Ilhas do Velho Chico

ilhas do velho chico

Ilha do Rodeadouro

A 12 Km de distância do Centro de Juazeiro, é uma das mais frequentadas da região, com praias de areias alvas e excelentes para banho. Com uma razoável infra-estrutura a ilha possui barracas onde os visitantes podem degustar os mais variados pratos da região. Há também espaço para camping, onde as pessoas podem passar os finais de semana usufruindo as belezas naturais do local.

A travessia pode ser feita através de barcos localizados às margens do Rio São Francisco no povoado do Rodeadouro ou nas Barcas de passeio que saem todos os finais de semana do cais de Juazeiro até a ilha. Durante o percurso as pessoas curtem música ao vivo enquanto contemplam as paisagens naturais do Velho Chico.

 

Ilha do Fogo
A ilha está localizada no centro da ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra, marca da divisa entre os Estados da Bahia (Juazeiro) e Pernambuco (Petrolina). Possui uma área praiana com terreno acidentado, formado por uma rocha única, de aproximadamente 20 m de altura, onde está fixado um cruzeiro.

Ilha Culpe o Vento
A ilha é deserta e ideal para prática de camping selvagem. O acesso é feito pela rodovia BA 210, que liga Juazeiro a Curaçá, aproximadamente 15 Km até o local da travessia que é feitos por barcos localizados ás margens do Rio.

Ilha de Nossa Senhora
A 2 Km da sede, possui uma exuberante vegetação variada com predominância de mangueiras e cajueiros, área de praias de areias alvas e águas cristalinas. È uma das ilhas mais freqüentadas, devido à beleza das suas praias. É mais uma das ilhas procuradas pela beleza de suas praias. A dois quilômetros da sede, possui uma exuberante vegetação variada com predominância de mangueiras e cajueiros, área de praias de areias limpas e águas cristalinas.


Ilha Culpa o Vento
Estrada para Curaçá, Projeto Mandacaru, 10 km e mais 5 minutos de barco. 


Ilha de Curaçá

Estrada para Curaçá, 95 km e mais 10 minutos de barco.

 Horto Florestal

A 32 km da sede, na região do Salitre, encontra-se exuberante amostragem da natureza tropical com predominância de coqueiros, mangueiras e goiabeiras

Cachoeiras

Cachoeira do Salitre

Localizada no Vale do Salitre, na Fazenda Félix, a 39 Km de Juazeiro, a cachoeira com salto de pouco mais de 2 m de altura é excelente para banho e muito apreciada pelas crianças da região, que se divertem nas águas do rio Salitre. O acesso é feito pela BA 210, sentido Sobradinho.

Cachoeira da Gameleira

Também formada pelo rio Salitre, a Cachoeira da Gameleira fica a 68 Km de Juazeiro, escondida entre a vegetação fechada da caatinga. Num cenário paradisíaco, a queda d' água escorre entre um canyon, onde predomina um enorme gameleira, cuja as raízes se espalham formando sombra em parte da cachoeira. A profundidade do lago permite saltos do alto da cachoeira de aproximadamente 5 m.

Grutas

Gruta do Convento

Situada a 100 Km de Juazeiro, é uma aventura imperdível para quem gosta de passeios ecológicos. Cortinas e torres são formadas pelas estalactites e estalagmites que dão forma a Gruta de 40 m de largura e 30 m de altura, composta ainda por dois lagos tornando o cenário mais belo. Para conhecer a Gruta é necessário um guia nativo.

Rio São Francisco

Terceiro maior rio do Brasil, com mais de 3.000 km de extensão, o São Francisco é também o mais famoso rio da Bahia, peça integrante e influente de grande parte da história e cultura nacionais. De águas mansas e incrivelmente cristalinas, convidam a um passeio irresistível em meio à natureza. Uma boa pedida é alugar um barco e descer tranquilamente o “Velho Chico” até a cidade ribeirinha de Sítio do Mato, onde ilhas e bancos de areia oferecem praias calmas de águas mornas. Por todo o percurso, a paisagem varia entre barrancas, pequenas plantações de subsistência, áreas de pastagens e povoados. Habitat de uma grande variedade de peixes – os maiores são o surubim e o dourado -, o rio é também pico para a pesca esportiva e amadora. 

Dica: em qualquer uma das margens do rio pode-se acertar um passeio de barco. O preço varia de acordo com o percurso e o tempo gasto.

Um comentário:

  1. Gostei dos blog, mas os nomes das ilhas estão faltando, essas citadas são as mais conhecidas, temos também a ilha do Maroto, Massangano e Amélia.

    ResponderExcluir

Participe !

Seguidores