Lendas do Velho Chico

lendas do velho chico

“O Minhocão”

Acreditem. Pode botar fé, mas ele existe. Há no Rio São Francisco um minhocão tão grande, que faz tremer o mais forte dos gigantes.
Há quem diga, que ele vive lá no fundo do rio, e quando se zanga ele sobe, vem para lâmina d’água e sua melhor ocupação é ficar debaixo dos vapores (navios) barcos, lanchas, canoas e ajoujos, suspende-os e daí naufraga-os. É o terror dos marinheiros, comandantes, barqueiros, canoeiros...
Todos temem o terrível minhocão.
Acredite !

“O Caboclo D’Água ”

Um caboclo d’água ?
Sim. Ele vive nas águas do nosso querido Velho Chico.
É forte, moreno, e dizem que é bonitão, para outros ele é horrível. Tem um olho no meio da testa, é batuqueiro. Sua maior diversão é fazer animados batuques nas coxias das barcas e proas dos vapores e popa das canoas.
Quem já o viu, conta que ele usa um cocar de penas de ema, tornando-se assim mais bonito e misterioso.
Costuma pedir fumo, e carregar moças bonitas para o fundo do rio e os marinheiros para torna-los escravos.
Tem boa voz e o seu canto, encanta.
“Lendas do Velho Chico”

“Lontras”

As lontras são bonitas e moram no Rio São Francisco.
São exímias nadadeiras.Nadam bem e bonito.
Elas são cobiçadas. Seu pelo é marrom, macio tal qual um belo veludo. Muitos chegam a confundi-las com o Nego D’água, quando estão fazendo piruetas nas andanças em natação.
Dizem que, quem vê uma Lontra é sinal de boa sorte, e um futuro feliz.
As bonitas prenunciam sorte, felicidade, fortuna e muito verde no sertão.
Vê-las é um começo de vida feliz.
“Lendas do Velho Chico”

“Mãe D’água”

“Mãe D’água é, Mãe D’água, á.
Me leva, me leva pro fundo do rio, pro fundo do rio que lá eu quero ficar-á-á-á...”
A Mãe D’água vive no fundo do rio, lá no seu palácio encantado, e se veste com lindos vestidos da cor do céu, das águas, e cheios de estrelinhas vindas do céu e também de peixinhos do rio e outros vindo domar. Um encanto!
A Mãe D’água é linda, tem cabelos louros, que ora ficam pretos também. Seu sorriso é brilhante e sua voz divina. Seu canto é ouvido ate longas distâncias. É um canto que encanta.
No mar ela recebe o nome de Janaína, Senhora do mar, e Yemanjá. Nos rios, lagos, outros a chamam de Oxum, Oxum Apara, e aqui no Rio São Francisco nós a conhecemos como a Mãe D’água.
Sendo rainha das águas, ela vem com o seu canto conquistar homens para os seus domínios. Quem vai, não voltará jamais. Sendo uma mulher do rio, uma linda mulher e rainha, visita as lavadeiras e só com o seu sorriso e olhar poderá ajuda-las nas pesadas tarefas da lavagem de roupas.
Quem saber, algumas lavadeiras do Angary e do Mourão, roça de Yoyô me contaram muitas estórias da Mãe D’água aqui em Juazeiro. Elas me falaram que já viram a Mãe D’água diversas vezes, conversam com ela, têm momentos felizes e para agradecer as visitas, compram sabonetes, perfumes, rosas, anéis, colares, espelhos, e levam para ofertar e o fazem cantando, depositando como carinho os presentes nas águas do rio, e no memento das oferendas as ondas do rio ficam agitadas, fazem maretas mesmo, embelezando mais o Angary, o rio, o local onde ela aparece.
Os beiradeiros, ribeirinhos, homens do rio, canoeiros, barqueiros, remeiros, pescadores, paqueteiros, marinheiros e lavadeiras amam a bela Mãe D’água e têm por ela muito carinho.
“Lendas do Velho Chico”

“Lendas da Serpente da Ilha do Fogo”

Há muitos anos morava na cidade de Juazeiro uma família que tinha uma filha muito bonita, e ela nem percebia que era possuidora de tão grande beleza.
Mas certo dia, indo passear e ver o Rio São Francisco, ela chegou bem perto das águas que naquela hora estavam cristalinas, tal qual um espelho e que fez a jovem ? Ficou a mirar-se nas águas e vendo o seu rosto, sentiu o quanto era bela e ficou e orgulhosa da sua beleza, a tal ponto que esqueceu da hora, dos pais, da sua casa, e ao badalar do sino, às, dezoito horas, hora da Ave Maria, ela começou a sentir estranhas e aos poucos foi se transformando em uma terrível serpente, que nadando atravessou o rio e foi se alojar debaixo do morro que há na Ilha do Fogo, que fica em frente a cidade de Juazeiro.
Há quem diga, que esta terrível serpente até hoje está sob o morro com olhos de fogo olhando para Juazeiro, e presa por três fios de cabelo de Nossa Senhora das Grotas, padroeira de nossa Juazeiro, e, se cometerem muitos pecados, muitas injustiças sociais, a serpente se revoltará, e o fio de cabelo poderá partir, a serpente se soltará, se transformará num a enorme baleia e Juazeiro se transformará numa enorme baleia e Juazeiro se transformará numa câmara de baleia...
A serpente da ilha do fogo continua sob o morro olhando Juazeiro com seus olhos de fogo... Vigiando... Vigiando... E muito bem. Dizem que dois fios do cabelo já partiram. Resta apenas um...
“Lendas do Velho Chico”


Encontro da Imagem de N. S. das Grotas”


Vapor Fantasma”


Nossa Senhora da Rapadura”


“O Nego D’água”

Para alguns ribeirinhos, moradores ao longo da carreira grande isto é, de Juazeiro da Bahia à Pirapora – MG, o Nego D’água mora no Rio São Francisco, trecho navegável de Juazeiro a Pirapora.



As Carrancas”

 

























 




12 comentários:

  1. Anônimo2.12.12

    Esse blog é muito bom. Realizei todo meu trabalho que a professora pediu através dele. kkk... Juninho.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo25.7.13

    essas historias são muito boas! a professora mandou pesquisar, e eu espero ganhar uma nota boa!! kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Anônimo14.8.13

    massa gostei muito.
    fiz meu trabalho bem rapidinho
    kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Anônimo17.8.14

    eu to fazendo um trabalho fala sobre isso e ta me ajudando muito adorei. só que não. geisa

    ResponderExcluir
  5. Anônimo12.10.14

    Tomem cuidado... a professora é bem inteligente e, se alguém plagiou, a nota é ZERO

    ResponderExcluir
  6. Anônimo30.11.14

    Muito massa essas lendas adorei

    ResponderExcluir
  7. Anônimo16.12.14

    Vlw,muito bom...Espero q meu mano passe na prova de artes...Hehe...Confiante!

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei muito desse blog por que pude concluir meu trabalho com esse blog

    ResponderExcluir
  9. Ano passado eu entre nesse blog e pude realizar meu trabalho que a professora pediu e hoje precisei novamente e já vim para cá !!

    Eu gostei muito desse blog

    ResponderExcluir
  10. Esse blogue é muito bom
    Gostei muito dele♡♡

    ResponderExcluir

Participe !

Seguidores